segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Colorimetria básica: entendendo as numerações das tintas.

Bom dia, meus amores... já fiz alguns posts sobre o meu ruivinho aqui, mas hoje vamos ter um post que serve tanto para quem está com vontade de passar para o lado ruivo da força, quanto para quem quer ficar loira, ou para quem quer pintar de qualquer outra cor. 

No início da minha saga, antes mesmo de pintar, procurei muito sobre as tintas ruivas. Já falei muito sobre isso nos posts anteriores. É muito fácil se decepcionar ao pintar pela primeira vez com o acobreado e eu não queria passar por isso. Passei meses procurando as melhores tintas, olhando fotos das meninas, olhando o tom que eu queria, vendo as numerações... e se tem uma coisa que baratinou a minha cabeça foi a colorimetria. 

Nós nos encantamos com as cores que estão nas fotos ilustrativas das caixinhas, com as fotos das meninas na internet, mas nem sempre nosso cabelo vai ficar da mesma cor por causa de hidratação, textura dos fios, etc. Cada cabelo reage de uma maneira e, para chegar um pouco ao tom que queremos, é preciso entender o significado daqueles números nas caixinhas. Eles sempre foram uma incógnita para mim. Não tinha ideia do que significava um 7.4 ou 8.34, e isso era ainda pior porque nunca tinha pintado o cabelo. Tive que buscar aqui na internet o que esses números significavam para que eu pudesse escolher a minha numeração e não apenas pegar uma cor bonita e ir na sorte. 

Foi aí que comecei aprender sobre colorimetria capilar, que é o estudo das cores naturais do nosso cabelo e das modificações que podem ser feitas a partir do uso de variados tipos de cosméticos. Entender os números e as suas cores não é tão complicado, o problema é identificar realmente o tom do nosso cabelo e a partir daí fazer as contas para saber qual a numeração você tem que usar para atingir o tom que você tanto deseja.

Eu nunca identifiquei cem por cento a cor do meu cabelo. Eu achava que era um castanho escuro e um pouco queimado do sol, mas as pessoas que olhavam o meu cabelo brigavam falando que era um castanho médio. Olhando essa tabelinha aqui embaixo passo a acreditar que ele era um castanho médio, com reflexos um pouco dourados. 

As cores naturais dos cabelos são indicadas por números de 1 a 10, no qual o número 1 é o tom mais escuro e o 10 é a cor mais clara, ou seja, quanto menor o número mais escuro o tom e quanto maior o número mais claro. Essa é cor base e é o número que vem antes do ponto. Sabendo o que esse número significa fica mais fácil de atingir o tom que você deseja. 

1. Preto profundo; 2. preto natural; 3. Castanho escuro; 4. Castanho médio; 5. Castanho claro; 6. Loiro escuro; 7. Loiro médio; 8. Loiro claro; 9. Loiro claríssimo; 10. Loiro extra-claro. 
Então se na caixinha está dizendo que a cor é 8.34 significa que o tom base dele é o loiro claro. Os números que vem depois vamos falar daqui a pouquinho. Pode acontecer da cor ter dois números antes do ponto. Isso significa que a cor não é pura e há uma mistura de duas cores base.

Já os números que estão após o ponto remetem as nuances, aos reflexos, do cabelo, que são são pigmentos combinados ao tom natural para intensificar ou diferenciar a cor. É importante saber que elas não modificam as cores bases; elas apenas adicionam características diferentes.

As nuances também são organizadas em uma tabela, mas as cores dos reflexos são diferentes das cores bases. Elas vão do número 0 ao 7.

.0 é o natural (a base pura); .1 é o acinzentado; .2 é o violeta. .3 é o dourado; .4 é o acobreado; .5 é o acaju; .6 é o vermelho; .7 é o marrom. 
Uma tinta com numeração 7.4, portanto, é uma cor com base loiro médio e reflexos acobreados. Todavia, é possível ter dois números após o ponto, no qual o primeiro número será o reflexo principal (o que irá se sobressair mais) e o segundo será o reflexo secundário (aquele que reforça, intensifica ou modifica o reflexo principal.). 

Apesar de quase todas as marcas usarem esse padrão de numeração, é necessário prestar muita atenção na hora de comprar a sua tinta, já que algumas marcas usam numerações diferentes!! É o caso Igora, muito usada pelas ruivinha por ter uma excelente durabilidade e uma cor maravilhosa. Essa marca usa o número .7 como o acobreado.

Espero que esse post tenha ajudado muito vocês a entender como funciona as numerações das tintas e a conseguir identificá-las. Gostaram desse tipo de post? Deixe aqui o seu comentário e não se esqueça de seguir o blog nas redes sociais para acompanhar ainda mais as novidades.

Nenhum comentário :

Postar um comentário